Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

A preto e branco

Maio 09, 2019

P. P.

architecture-1727807_1920

 

 

    Por vezes, insistem em pintar-nos de preto e branco. Enquanto isso, nós permanecemos na nossa vida, com as nossas circunstâncias. Parece-me que, nos nossos dias, a falta de egocentrismo é prejudicial. Inusitado, mas real. Inclusive nas nossas áreas de conhecimento e profissionais.

  Estranho, pois, no meu caso, em termos de interesses e profissionais, a ciência é um conhecimento em permanente atualização, assim como as metodologias a utilizar. A discussão, fonte salutar para o progresso quando entre elementos com interesses semelhantes, surte efeitos. Com outros intervenientes, gera-se uma instabilidade insana. Isto porque, "eu sei mais do que tu", "eu sou melhor do que tu" e a eterna mentira do "eu faço"; sem que tal se verifique.
Será possível ensinar sem explorar as temáticas, refletir nos procedimentos, tirar dúvidas?.... Ah, as vidas dos nossos dias são uma novela: "Eu sei, posso e mando!"


    Lamento, mas este não é o meu mundo. Não, não sou melhor do que ninguém e muito aprendo com os alunos, independentemente do nível etário.

2 comentários

  • Imagem de perfil

    P. P. 10.05.2019

    A humildade, Luísa.
    Ai a humildade...
    Só que ainda mais me custa a entender num ramo tão importante quanto o da educação. Aqueles que melhor nos avaliam são os alunos e para muitos somos "modelos". Ora, neste tipo de sociedade, para onde caminhamos?
    Numa aula, quis ensinar os alunos a utilizarem o google e a Siri, com voz, nos telemóveis dos pais, no intuito de pesquisarem de forma crítica. Deparei-me não dominar assim tão bem a Siri (só o tablet é Apple). Aprendi a usá-la com uma aluna de 10 anos, muito correta e até "adulta". Envergonho-me? Não, rigorosamente nada. Ainda ontem,. noutra turma do 4.º ano, com a qual nunca tinha trabalhado, disse-lhes o que aprendera com a Maria, reforçando que todos aprendemos uns com os outros.
    Bjs
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Direitos

    Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

    Arquivos

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D