Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

09
Mai19

A preto e branco

por P. P.

architecture-1727807_1920

 

 

    Por vezes, insistem em pintar-nos de preto e branco. Enquanto isso, nós permanecemos na nossa vida, com as nossas circunstâncias. Parece-me que, nos nossos dias, a falta de egocentrismo é prejudicial. Inusitado, mas real. Inclusive nas nossas áreas de conhecimento e profissionais.

  Estranho, pois, no meu caso, em termos de interesses e profissionais, a ciência é um conhecimento em permanente atualização, assim como as metodologias a utilizar. A discussão, fonte salutar para o progresso quando entre elementos com interesses semelhantes, surte efeitos. Com outros intervenientes, gera-se uma instabilidade insana. Isto porque, "eu sei mais do que tu", "eu sou melhor do que tu" e a eterna mentira do "eu faço"; sem que tal se verifique.
Será possível ensinar sem explorar as temáticas, refletir nos procedimentos, tirar dúvidas?.... Ah, as vidas dos nossos dias são uma novela: "Eu sei, posso e mando!"


    Lamento, mas este não é o meu mundo. Não, não sou melhor do que ninguém e muito aprendo com os alunos, independentemente do nível etário.

10 comentários

  • Imagem de perfil

    P. P. 11.05.2019

    Obrigado.
    Outro beijo.

    (bem tentaram pintar-me a preto e branco, mas não conseguiram!)
  • Imagem de perfil

    Sarin 11.05.2019

    Eu sei que não deixas!

    E tens-nos aqui quando precisares de um pouco de cor :*
  • Imagem de perfil

    P. P. 11.05.2019

    Oh, obrigado!
    O meu projeto de sustentabilidade para a Galp, elaborado com a turma do 4.º ano, à qual presto apoio, e com a professora titular, entre mais de 100 escolas concorrentes, ficou... nos 5 primeiros lugares. Não pisamos ninguém, trabalhamos no nosso espaço, não nos considerámos melhor que ninguém (até pensávamos que o projeto estava algo... ) Agora, no final do mês, em Matosinhos, seremos uma das 5 escolas a defender o nosso trabalho, concorrendo a um prémio de €1000 (isto é o menos importante). Até lá, mais trabalho com apresentações, etc. Todo o percurso deixa-me muito orgulhoso. Claro que, quando se souber, além da direção, sofreremos na pele, por parte de alguns, do mal de inveja. Aprendam a deixar o egocentrismo de lado.
  • Imagem de perfil

    Sarin 11.05.2019

    Aprendam a dedicar energias ao que vale a pena!
    Parabéns a ti e ao grupo de trabalho que conseguiste motivar, uma nomeação dessas exige um trabalho muito bem desenvolvido! Os 1000€ compram livros e viagens de estudo e materiais pedagógicos, mas a nomeação E o envolvimento da turma são, talvez, o maior prémio :))
  • Imagem de perfil

    P. P. 11.05.2019

    Claro que sim.
    Quando soubemos ter ficado nos 10 primeiros fiquei tão contente. Julguei que ficassemos por ali. O projeto não é nada infantil e exige conhecimentos... E claro, transformar o complicado em acessível (uma das deliciosas e difíceis tarefas quando trabalhamos com crianças e pré-adolescentes) é aliciante.

    (O meu tempo para o blogue tem sido praticamente nulo. Tenho vindo a ponderar regressar ao WordPress. Estou saturado em ser posto de lado pela equipa do Sapo, O artigo sobre as escolas, por exemplo... Parece-me que merecia mais. Da mesma forma, quando escrevo as minhas opiniões a respeito das séries, penso que muitas delas poderiam surgir nos separadores da plataforma. Já agora, na HBO vi "A Minha Melhor Amiga" ou "A minha amiga brilhante, Fiel ao livro, mas que, em cada episódio, deixou-me uma dor... Ainda hei de escrever a respeito. Bjs)
  • Imagem de perfil

    Sarin 11.05.2019

    Não saias.

    Já sugeri mais separadores, e inclusivamente sugeri que pudéssemos, leitores e autores, enquadrar cada postal por temas - porque, afinal, de opinião são quase todos os blogues :))
    Há muitos blogues, muitos postais, acredito que não é ignorar alguém, antes falta de tempo para ler tudo.
    Diariamente, não consigo visitar metade dos blogues que gosto - e conheço, talvez, 1/100 dos do Sapo! Fora os outros...
  • Imagem de perfil

    P. P. 11.05.2019

    Eu e PN não concordamos em muitos aspetos.
    Há autores favoritos (detesto destaques de coisas sem sentido). Coloquei o post do meu aniversário somente para testar se recebia os parabéns da equipa, como acontece com muitos. O resultado foi o esperado.
  • Imagem de perfil

    Sarin 11.05.2019

    Olha que eu tenho destaques, avisei do meu aniversário num postal (num contexto de desporto, sobre os 10-0 do Benfica ao Nacional) e também ninguém da equipa me deu os parabéns ;)
    A sério, P. P., não me parece que seja propositado.
    E nem sempre o que nos parece importante tem a atenção que acreditamos merecer. Já tive destaques no Portal sem que esses postais fossem destacados pela equipa, por exemplo; e uma vez sugeri destacarem-me um postal que considerava importante pelo tema, e não destacaram.

    Desconheço o teu histórico com a Equipa, mas espero que o que aqui partilho te permita outra perspectiva.
  • Imagem de perfil

    Sarin 11.05.2019

    Só fiz uma sugestão sobre um postal meu, que não foi atendida; mas também sugeri postais de outros autores - conforme está escrito no blogue da Equipa. Alguns foram destacados, não por eu ter sugerido, mas porque o leram e entenderam merecer - por vezes é apenas isso, nem sequer o leram.

    E olha que vejo postais destacados que defendem opiniões opostas...
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Pesquisar

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Arquivo

      1. 2019
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2018
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D
      1. 2017
      2. J
      3. F
      4. M
      5. A
      6. M
      7. J
      8. J
      9. A
      10. S
      11. O
      12. N
      13. D

    Sussure-nos

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Direitos

    Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

    Wook