Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

A série Sense8

Julho 02, 2017

P. P.

Sense 8 - Netflix

 

   Neste artigo, apresento a minha opinião acerca da série Sense8, transmitida na Netflix, em duas temporadas, prevendo-se um episódio de 2 h, por forma a satisfazer os anseios dos fãs. 

 

   Sense8 foi criada pelos irmãos Wachowski, The Matrix, e por J. Michael Straczynski, Babylon 5. De início tive dificuldade em compreender a narrativa e a definição da história. Ela desafia e explora vários conceitos e realidades em simultâneo, deixando vários pontos de interrogação a pairar durante toda a 1.ª temporada. Os primeiros episódios são lentos e a trama demora a organizar-se. Esta segue a história de oito indivíduos de oito cidades diferentes, Chicago, São Francisco, Londres, Cidade do México, Seoul, Berlim, Nairobi e Mumbai, enquanto estes descobrem que estão ligados intrinsecamente uns aos outros pelos seus sentidos.

 

 

 

 

   Considero que esta série valoriza a amizade, a igualdade, o espírito de grupo e a tolerância sexual, social e religiosa. Nela é inegável a qualidade técnica atrativa e as personagens com dramas humanos bastante reais e identificáveis. Em alguns aspetos, a história tem uma dimensão de ficção científica, mas é no erotismo, ação, drama e algum suspense que consegue o seu exponencial. Algumas razões para ver esta série são a ousadia e a diferença, perfil dos personagens, apresentação de diferentes realidades (LGBT, culturais, sociais, religiosas, sexuais,...) e a banda sonora. Destaco,

 

What's up das 4 non Blondes;

 

Kettering dos The Antlers;

- Mute dos Youth Lagoon;

- Mad World por Marius Furche e

Knockin’ On Heaven’s Door por Antony & The Johnsons.

 

   Do mistério envolvendo os sensitivos, a série começou a dar lugar ao desenvolvimento da vida dos protagonistas, deixando de lado a componente inicial. Assim se desenvolveu a 1.ª temporada enfatizando as orgias, os encontros sensoriais e as cenas de ação. A primeira metade da segunda temporada concentrou-se em estabelecer as descobertas dos sensitivos a respeito da organização secreta que os persegue, entre muitos flashes que informam ao público a derradeira verdade sobre as capacidades dos protagonistas. O mistério cessou, ainda que esta tenha sido a minha preferida. 

 

 

   Alguns dos personagens passam quase toda a temporada em função do mistério e outros não. As narrativas mais interessantes acabam sendo a de Lito, Miguel Ángel Silvestre, que decorre quase toda por fora da trama central  e a de Nomi, Jamie Clayton, a única personagem que consegue unir perfeitamente seu envolvimento com o mistério e com a própria vida pessoal. Não por coincidência, esses dois personagens são ligados às causas LGBT. 

 

Miguel Angel Silvestre

 

Jamie Clayton

 

 

   Sense8 tem muitos aspetos positivos e a sua existência é importante sobretudo para as causas das minorias. O "dar explicações", evidente na 2.ª temporada, ao invés do "como" ou saber o porquê é uma crítica apontada por muitos. Contudo, como já referi, esta temporada foi a minha preferida. 

1 comentário

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivos

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D