Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Cuidados de rosto no masculino

Julho 19, 2017

P. P.

 

 

para uma pele saudável

 

 

 

   Regra geral, a pele dos homens tende a ser mais espessa e oleosa do que a das mulheres. Saliente-se, "regra geral". Contudo, independentemente do tipo de pele, também os homens devem adotar cuidados básicos.

 

1- Lavar e hidratar a zona ocular e o rosto. 

Estes são os cuidados essenciais. Como é óbvio, na escolha do produto de limpeza e do hidratante, devemos atender ao nosso tipo de pele e eventuais problemas associados, como acne, rosácea, secura, ... O mesmo se aplica ao hidratante para rosto. O gel ou creme para o contorno dos olhos deve prevenir rugas, olheiras e papos, ou caso instalados, reduzir.

 

Acchi or swasth tvcha ke liye Ghrelu Upaay Purusho

 

De manhã, devemos utilizar água fria. Já à noite, a água deve estar tépida, para melhor remover a sujidade acumulada durante o dia.

 

2- Esfoliar

O esfoliante deve ser aplicado 1 ou 2 vezes por semana, no rosto húmido, de acordo com o tipo de pele. Este produto costuma apresentar diferentes tamanhos de grãos, mais ou menos agressivos, normalmente de acordo com a marca. Para uma pele acneica ou com tendência, assim como na rosácea, ou pele sensível, os granulos devem ser pouco agressivos. Ele previne o envelhecimento, retira células mortas na superfície, alisa, uniformiza e dá luminosidade à pele.

 

3- Como já foi referido, na zona de contorno ocular, a que melhor expressa sinais de cansaço dada a maior irrigação sanguínea, deve-se aplicar, apenas com um dedo, e com muito cuidado, um gel/creme para hidratar e aclarar esta região. A quantidade de produto é sempre mínima, correspondente a uma pequena ervilha. Repare que, na foto seguinte há um erro a registar: a pressão exercida com o dedo. Ela deve ser suave.

 

Men-and-Skin-Care

 

 

4- Aqueles que usam barba devem lavá-la com uma espuma, e caso o pelo seja muito rijo, há que hidratá-la com um óleo.

 

Não esqueça a barba

 O modelo desta fotografia, o ator Diogo Amaral apresenta algumas manchas de pigmentação, dada a não utilização de uma proteção solar adequada e/ou eventuais descuidos. Por outro lado, podem ter ocorrido eventuais hiperpigmentações de melanina, mas é evidente que se trata de alguém que gosta muito de sol e mar. Também a quantidade de creme a aplicar nunca devem ser em excesso. A pele absorve até certo limite. Neste caso, o ator abusou, por forma a apelar ao uso de cremes pelos homens.

 

5- Utilizar um protetor solar adequado ao fototipo e estação do ano, regra geral de textura fluida e mate. Sempre que necessário, recorrer às brumas hidratantes e protetoras.

 

protetor-solar-homem

 

 

6- Beber muita água, ter uma alimentação e estilo de vida saudáveis, praticar boas ações e sorrir.

 

 

  Em meu entender, mais importante que a marca é usar. Claro que não falo de qualquer marca, mas existem aquelas que se encontram nas grandes superfícies com provas dadas. Por outro lado, apelo à utilização da proteção solar. O melanoma existe e tem vindo a aumentar na população Portuguesa.  

 

 

 

 

Um só homem para tantos produtos

 

Este é o caminho?

Quais os produtos que usa ou o seu parceiro, não incluídos nesta fotografia? 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    P. P. 19.07.2017

    Confesso não ter conhecimento específico acerca do que falas dos protetores solares. Podes exemplificar, sff?


    Ah, tenho a agradecer o teu precioso comentário.


    Sim, faltam abordar outros componentes, como a máscara de rosto, uma vez que esta publicação pretende ser generalista.
    Que tal fazermos uma conjunta?
  • Imagem de perfil

    Triptofano! 19.07.2017

    Primeiro que tudo não tens que agradecer, comentei com todo o gosto.


    Relativamente ao assunto dos protectores solares podes obter mais informação aqui
    http://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/?uri=CELEX%3A32006H0647



    sendo que a parte que fala do índice uva/uvb  está no ponto número 15. Ainda tentei passar aqui para a caixa de comentários mas infelizmente fica tudo desformatado.


    Ora neste ponto 15 refere-se que é aconselhado a que num protector solar os filtros uva sejam no mínimo 1/3 dos uvb, ou seja um índice mínimo de 3. Muitas marcas apenas têm interesse em ter este índice mínimo enquanto outras tentam aproximar-se o mais possível do valor 1, o que é difícil devido às características cosméticas que o produto final tem de ter (espalhar bem, etc.).
    Assim sendo é importante questionar qual é o indíce uva/uvb de cada marca, para termos a certeza que estamos o mais protegidos possíveis. Obviamente que também não interessa um índice muito próximo de 1 se a protecção UVB for de 6 ou de 10. O ideal é uma protecção UVB o mais alta possível e um índice de UVA/UVB o mais perto de 1 possível.


    Nem me lembrava da máscara de rosto, eu que descobri uma clarificante (ainda não percebi para que raio aquilo serve) perdida aqui em casa!
    Se quiseres tenho todo o gosto em colaborar numa publicação mais aprofundada e detalhada! :)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    Direitos

    Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

    Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D