Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Deus, Pátria e Família rumo a um Centro Interpretativo

Julho 31, 2019

P. P.

 

Estado Novo

 

O tema “António Oliveira Salazar”, natural de Vimieiro, concelho de Santa Comba Dão, distrito de Viseu, gera algumas contrariedades. Na própria região é pouco consensual, dividindo opiniões e matéria para eventuais conflitos. Pode ler e ouvir conteúdo relacionado com o pai do Estado Novo aqui e aqui.

Atualmente, defende-se a criação de um Centro Interpretativo alusivo a esta personagem da nossa História. Num passado recente, o projeto consistia em levar a cabo um museu. Só que, as ameaças extremistas, ainda que sem rosto, deram-se a conhecer, recordando uma espécie de ETA. O próprio local onde jazem os restos mortais de Salazar é frequentemente vandalizado. Note-se ainda que, a uns Km de distância, em Cabanas de Viriato, concelho de Carregal do Sal. encontramos a Casa/Museu/Centro Interpretativo de Aristides Sousa Mendes, muito provavelmente uma "vítima" de Salazar e seu regime, como pode consultar aqui.

A respeito do “Museu” Salazar, no blogue O Último Fecha a Porta, a opinião do autor encontra-se plasmada aqui, como pode ler. À semelhança do autor deste blogue, defendo a criação do Centro Interpretativo em causa, assim como, o investimento na renovação e alargamento da Casa de Aristides Sousa Mendes, uma vez que fazem parte da nossa história; aquela que se repete com o decorrer do tempo, exigindo a nossa atenção.

Atualmente, as evidências dos EUA e Brasil, por exemplo, ao nível das lideranças, não esboçam um caminho rumo a diferentes ditaduras? Não, não está a acontecer somente nestes países…

Acredito que ninguém é perfeito, à exceção de forças que nos são superiores, e que somente a reflexão e discussão geram conhecimento. Isto, de forma abrangente, envolvendo diferentes denominadores. Cabe a cada um de nós ler diferentes artigos, estudar e tomar uma decisão, no sentido de não repetir erros do passado.

Um aspeto a ter em conta, aqueles que eram considerados bens-essenciais não aumentavam de preço. Atualmente, também a pobreza prolifera, sem um sorriso.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivos

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D