Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Motivar as Crianças para a Leitura

Agosto 20, 2017

P. P.

   

kids-894787 in Pixabay

 

 

 

 

   Atualmente, dada a grande diversidade de recursos multimédia e estímulos, motivar para a leitura nem sempre é fácil. Apesar da minha área estar relacionada com as Ciências Exatas, frequentemente oiço os alunos queixarem-se da falta de animações num livro, a extensividade do mesmo ou não gostarem de "tanta letra".

 

   Um livro é um desafio, um mar de oportunidades e um recurso à imaginação sem limites. Com ele podemos sentir emoções, desencadear debates, aprender, voar entre cenários e personagens só nossas.

Muitos pais não valorizam este apelo à promoção da imaginação. Esta não é somente útil para a escrita. Também a matemática, por exemplo, requer "imaginação". Frequentemente temos de levar o nosso pensamento além do óbvio e no óbvio criar situações conducentes a uma melhor compreensão da situação problema.

 

   A leitura deve adequar-se ao gosto da criança/adolescente, devendo-se explorar diferentes estilos. Na verdade, trata-se de um desafio. Por o meu amigo ler toda a trilogia de X, nada me obriga a ter o mesmo comportamento. Posso gostar de outros estilos ou trilogias que não aquela. Não podemos esquecer também o enriquecimento do vocabulário proporcionado. Assim, que tal estabelecer metas para a leitura de um livro, de que são exemplo o número de páginas ou capítulos/dia? 

 

   Acerca de motivar as crianças para a leitura, assista à seguinte animação. 

 

 

 

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2018
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D