Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

Ninguém é de Ninguém

Julho 21, 2018

P. P.

   Um crime.

Um dia que morreu cedo demais, para dar lugar a uma noite pautada pelo ciúme

De acordo com a imprensa, álcool, drogas e o ciúme, numa relação já terminada, a discussão que deu lugar ao terminus de uma vida. Uma lua com retalhos de sangue e algumas perfurações. Ninguém tem o direito de roubar a vida ao seu semelhante. Somente, de acordo com a crença de cada um, uma força Divina. Mas quem somos nós para condenar?

 

   Insisto na falta de educação para os afetos, vulga "Educação Sexual", nas nossas Escolas. Nos preconceitos e receios na respetiva abordagem. Que a orientação sexual não é uma escolha. Insisto que, nas nossas Escolas, os alunos estão demasiado tempo nas salas de aula, não aprendendo a interagir, reagir e resolver conflitos. Saltam-se estadios do desenvolvimento, em nome de programas curriculares absurdos. Talvez por estas razões, associadas a hábitos académicos que fazem parte de algumas instituições ou minorias, da discussão passou-se às facadas.  O chamamento do manto negro.

 

Como entender que ninguém é de ninguém?

Todos nascemos do ventre de uma mãe. Quase todas nos acolhem e cuidam até estarmos preparados para "voar". O mesmo acontece no reino animal, destacando, por exemplo, os pássaros e gatos.

O crescimento e as dimensões da sexualidade jogam entre si, tornando-nos adultos. É importante salientar que os erros que fazem parte de determinada idade/estadio do desenvolvimento, quando não praticados nos respetivos momentos, manifestar-se-ão, na fase adulta, de forma inusitada. 

 

Os vídeos que a seguir disponibilizo já foram por mim aplicados em turmas do 6.º ano, na unidade da Reprodução Humana, em aulas/momentos de educação sexual. Alerto que o conteúdo pode ferir a sensibilidade de alguns leitores. Em ambos, de acordo com a orientação sexual, os amores, conflitos, frustrações,... rumo a um final que se pretende feliz ou equilibrado. 

 

 

 

 

As fotografias que ilustram esta publicação são do Facebook do Miguel Ribeiro, em modo público.

 

Hoje, na freguesia de Treixedo, concelho de Santa Comba Dão foi a enterrar um jovem de 20 anos, o Miguel Ribeiro, de quem todos ouvimos falar na imprensa. Não me compete julgar. Que descanse em paz e que no difícil processo de luto dos amigos e familiares haja lugar ao perdão. Que quem o matou encontre paz e equilíbrio. Um caminho. Algumas vidas, desde cedo, são pintadas de negro, mas todas elas, sobretudo as que partem, um dia cruzaram-se connosco no intuito de ensinar-nos algo. De um amigo da vítima, deixo-vos a hiperligação no adeus

Miguel Ribeiro

 Neste crime, pelo exposto, até que ponto o atual sistema educativo não é responsável?

E o silêncio dos Pais/Encarregados de Educação, perante a ineficácia e continuidade do mesmo?

4 comentários

  • Imagem de perfil

    P. P. 25.07.2018

    Não tens que hesitar.
    Fazes bem em dar o teu parecer. Eu utilizei-os em turmas cuja ligação com os pais era muito forte. Tenho outro conceito de pornografia, é certo, mas comigo não contem com a apresentação dos diferentes sistemas em bonequinhos. Aliás, dos manuais do 6 ano dos anos 90 fazem parte ilustrações bem mais ousadas que até eu ficava "e agora?" Cada turma é uma turma, assim como cada escola é uma escola.
    O importante, para mim, é a confiança que os alunos continuam a depositar em mim, mesmo passados 20 anos, inclusive.
    Mas não deixo de entender-te. De tal forma que não os apresentei em muitas turmas de outra escola.
  • Imagem de perfil

    Bruxa Mimi 25.07.2018

    A confiança que os teus ex-alunos ainda depositam em ti vale ouro, sem dúvida!
    Nunca vi os manuais de 6.º ano dos anos 90, à exceção dos de inglês e português, enquanto estagiava no 2.º ciclo. Desde que acabei o curso (em 96) tenho estado sempre no 1.º ciclo. Não sei de que ilustrações falas, mas se até tu te questionavas, ainda bem que assim é!
  • Imagem de perfil

    P. P. 25.07.2018

    Recordo um da TE.
    Fraquinho em conteúdos e exercícios. Mas aquela imagem de uma penetração... Só já não estou certo se não seria no do 5., algo fora do contexto, dado abordar-se sim a reprodução...nos animais irracionais. Mas quando eu, que sou relativamente "descomplexada" nesta matéria fico "e agora?"... Escusado será dizer que nunca explorei a figura. Tinha os meus acetatos. Aliás, quase não uso manuais e sobretudo, só quero 1 por mesa. Se nas nossas malas pesam tanto!!!
    (Somos da mesma altura. Só que eu fiquei pelo 2 e 3 ciclos. Seguiu-se a Ed especial, voltei às Cn/mat por darem-me prazer e poder dar a mão a pais e alunos. Em nada concordava com alguns aspetos da Lei 3. Um deficiente motor, por exemplo, pode não ter problemas de ordem intelectual. Já os borderline e muitos casos das "Dis" ficavam de fora. Ir contra os meus princípios? Mudei.)
  • Comentar:

    CorretorEmoji

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Direitos

    Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

    Arquivos

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D