Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

25
Jun17

Professores e Dress Code, obrigatoriedade ou piada?

por P. P.

   A publicação "Coisas Muito Boas", da colega Beatriz, no seu blogue pessoal  remeteu-me para algumas situações por mim já vividas, como professor. 

 

  Sou daqueles que reagem mal ao calor e com caraterísticas nórdicas, no que diz respeito ao fenótipo. Enquanto professor, considero a relação pedagógica primordial para o sucesso escolar. Pelo menos, nos dois primeiros ciclos de ensino.

 

  Um dia, há uns oito anos, prestes a começar o ano letivo com os alunos, fui abordado no sentido da proibição em usar bermudas ou calções nas minhas aulas, podendo somente calçar sandálias, dentro do estilo, com uma ganga qualquer. Eu que até tenho coxas que se vejam! Na época, vinha de uma escola que se preocupava, essencialmente, com os bons resultados académicos e estava-se "nas tintas" para os diferentes estilos do pessoal docente e não docente. Admito que, ainda nesta, por forma a chegar a alunos extremamente complicados (mas mesmo muito!), cheguei a recorrer a um estilo que não o meu, com resultados, no domínio agora designado por coaching de professores. É tão bom quando conseguimos conquistar um adolescente que seja, desviando-o dos maus caminhos! 

 

  Eis-me perante a dúvida: um professor pode usar calções ou bermudas, em tempo de calor ou até recorrer à saia, como referido no artigo da Beatriz? Existe um dress code para docentes? Não, não quero saber das diferenças de vencimento entre escalões, congelamento da carreira e outros fatores que possam levar um docente a não vestir como "um doutor".  As contas em dia e a consciência tranquila são para mim fatores vitais. Por outro lado, quero que os meus alunos me tratem por "professor" seguido do nome ou pelo nome. Qual "sr. dr"!...

 

  Penso que o estilo indicado na fotografia satisfaz a maioria dos imaculados doutores e encarregados de educação. Não esquecer que todos os artigos são de marca!

 

Men fashion do Tumblr

 

  Por ter uma mala idêntica, dado lecionar várias disciplinas, asseguro-vos que o estilo que se segue não agrada a todos. Talvez pensem "um gajo de mala? Trará uma bomba?", "é gay!",..

 

mala do tumblr

 Imagens do Tumblr

 

  Ainda não me revejo no estilo a seguir apresentado, do blogue Moda Para Homens, mas...

 

Homens de saia - Blogue MPH

 

 

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sussure-nos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Wook