Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

[in]Sensato

Momentos de reflexão, opinião, crítica e entretenimento

26
Abr18

Série O Mecanismo - um reflexo da realidade do nosso país?

por P. P.

O Mecanismo

 

   O Mecanismo é uma série brasileira, dirigida por José Padilha, aquele que assinou Tropa de Elite. Trata-se de uma coprodução Netflix baseada na obra Lava Jato: O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil de Vladimir Netto. Nos papéis principais, Selton Mello e Caroline Abras.

 

   Num formato que oscila numa mistura de documentário e drama, é-nos dado a conhecer todo o esquema de corrupção conducente à ainda atual Operação Lava-Jato, até 2014, sendo que esta ainda decorre. Isto leva-me a ponderar uma eventual 2.ª temporada. A realidade das situações e muitas das situações podem levar alguns espetadores a associarem esta "história" brasileira, ao que se tem verificado no nosso país.

 

   Pessoalmente, não fiquei seduzido pelo 1.º episódio e parte do 2.º. Ao ler críticas muito positivas por parte de ingleses e americanos decidi dar uma nova oportunidade a O Mecanismo. De facto, fiquei "acorrentado". Apenas a apontar o som durante os diálogos, uma vez que as personagens falam baixo e em algumas cenas sussurram. Tive dificuldade em entender muito do que era dito, ponderando colocar legendas em português ou inglês, opção não disponível, ou modificar o áudio para inglês. Nas cenas sem diálogos, o som e respetivos efeitos são bons. A apontar a iluminação, em tons quentes, dando maior beleza à série, sobretudo às cenas eróticas.

 

   A personagem interpretada por Selton Mello surge-nos com ar desgastado, cansado de lutar pela justiça e remar contra a maré, o que expressa no olhar e voz, enquanto interveniente ou narrador. A seu lado, uma polícia forte, personagem fictícia, que consegue posicionar-me, na pele de atriz Caroline Abras.

 

   No Brasil decorreram alguns movimentos liderados, inclusive, por antigos políticos, por forma a tentar boicotar o lançamento e/ou conteúdo desta série. Esta classe é mostrada tal como é, corrupta, fator semelhante a muitos episódios que se verificam (verificaram) no nosso país, em alguns contextos semelhantes.  

 

   O Mecanismo podia chamar-se A Teia. Um ciclo semelhante a muitos biológicos norteiam todo o esquema de corrupção, desde, por exemplo, o canalizador, até ao ministro mais conhecido. Não há lugar para as favelas ou quadros de miséria, atendendo às classes sociais envolvidas no escândalo.

 

   Conseguirão os nossos policiais desvendar todo O Mecanismo?

Não sofrerão represálias?

 

Veja o trailer.

 

 

Sugestão de leitura: artigo de O Observador

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Pesquisar

Mais sobre mim

foto do autor

Arquivo

    1. 2019
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2018
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    1. 2017
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D

Sussure-nos

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Direitos

Ainda que procure uma utilização cautelosa e não abusiva de textos, imagens e sonoridades, poderá haver lugar à utilização indevida de obras objeto de direitos de autor. Contudo, apesar do recurso às hiperligações de origem, sempre que a legislação o implique ou seja devidamente informado, de imediato procederei a reajustes. Os textos e fotografias sem referência bibliográfica são da minha autoria.

Wook